Melhorias no escritório comercial para aumentar o bem-estar dos colaboradores

À medida que o Brasil corporativo continua a se tornar cada vez mais socialmente consciente, proteger a saúde mental e física dos funcionários emergiu como uma das principais iniciativas para muitas empresas. 

Enquanto alguns desses esforços giram em torno de encontrar maneiras dos funcionários equilibrarem as responsabilidades de trabalho e vida social, ou aumentar a qualidade de vida através de benefícios, um número crescente de organizações está renovando intencionalmente seus locais de trabalho, tendo como foco o bem-estar dos funcionários.

Com isso em mente, as ideias a seguir são algumas melhorias eficazes no escritório comercial para melhorar o bem-estar no trabalho.

Áreas de trabalho externas

Nos últimos anos, houve um interesse crescente em trazer elementos da natureza para dentro do trabalho, com paredes vivas e outros elementos biofílicos entrando em espaços de escritórios comerciais. No entanto, a pandemia do COVID-19 não apenas continuou essa tendência, mas acelerou um movimento para criar áreas de trabalho funcionais junto à própria natureza.

Através do uso de sombreamento arquitetônico, móveis duráveis ​​que podem facilmente transitar entre espaços internos e externos, e uma infraestrutura tecnológica reforçada que garante conectividade em todos os pontos ao redor do edifício, as empresas conseguem criar espaços externos inovadores que podem permitir que os funcionários tomem um ar fresco e possam manter um distanciamento sem afetar negativamente a produtividade.

Atualização dos pisos

Embora os pisos possam não ser o primeiro elemento de um edifício que vem à mente quando se fala em bem-estar, os materiais utilizados realmente têm um impacto significativo na qualidade do ar interno.

Por exemplo, mesmo que o carpete seja um material acessível e relativamente elegante para escritórios comerciais, sua natureza absorvente o torna um refúgio para armazenar poeira e acúmulo de mofo caso a água permaneça parada. 

Como resultado, soluções de pisos não porosos, como concreto polido, ladrilhos de vinil ou epóxi, são as melhores escolhas em espaços de escritório. Essas superfícies são extremamente duráveis, fáceis de limpar e não absorvem contaminantes nocivos, fatores importantes para garantir a qualidade do ar interno do edifício.

Divisórias de vidro

Muitas das ideias de layout de escritório mais populares em 2021 e 2022 apresentam algum tipo de planta aberta. Embora este design promova o fluxo de luz natural, permita uma maior personalização do espaço e aumente a colaboração entre a equipe, há momentos em que é do interesse de uma empresa ter algumas áreas isoladas.

Não apenas os espaços de escritório isolados às vezes são necessários para funções de trabalho privadas, mas, como a pandemia do COVID-19 dolorosamente lembrou a todos, alguma separação física pode ser necessária para manter os profissionais protegidos de doenças transmissíveis. Em vez de abandonar o conceito de espaço aberto, as divisórias modulares de vidro podem ser uma alternativa eficaz para criar algum isolamento necessário sem prejudicar significativamente os benefícios de um interior aberto.

Isolamento de teto decorativo

Ao trabalhar em um ambiente comercial movimentado, lidar com o ruído pode ser um desafio difícil. O excesso de barulho pode não apenas ser prejudicial ao desempenho dos funcionários, mas também causar alguns efeitos adversos à saúde, como hipertensão, dores de cabeça e ansiedade. 

Com menos paredes e portas em espaços modernos para servir como barreiras de som, a maioria dos edifícios comerciais recorre ao isolamento do teto como principal meio de amortecimento da transferência de ruído.

No entanto, grande parte do isolamento comum é pouco inspirador, criando a aparência monótona que os espaços comerciais modernos procuram evitar.

Felizmente, os painéis decorativos de teto são altamente eficazes no abafamento de som e vêm em uma ampla variedade de designs que podem melhorar efetivamente o ambiente dos espaços comerciais mais inovadores. 

Corrimãos e acessórios duráveis

Embora a sociedade tenha esperanças de que a persistente pandemia de COVID-19 seja extinta em um futuro próximo, muitas das melhores práticas que surgiram durante a crise global da saúde provavelmente vieram para ficar. Um exemplo é o maior foco nos esforços de limpeza e saneamento.

Antes da pandemia, corrimãos e acessórios, como maçanetas e puxadores de gavetas, provavelmente não passavam de reflexões tardias no grande esquema do design de interiores. Agora, como superfícies tocadas com frequência, elas estão sob o microscópio como nunca.

Corrimãos de madeira pegajosos são provavelmente uma coisa do passado, prontos para serem substituídos por opções menos porosas de metal e aço inoxidável que podem resistir melhor aos esforços vigorosos de desinfecção.

Além disso, dispositivos pequenos e de difícil acesso devem ser ignorados em favor de alternativas maiores e mais industriais que facilitam o acesso para limpeza. 

Como renovar para o bem-estar em escritórios comerciais

Melhorar a saúde mental e física dos profissionais é uma das principais prioridades de muitas empresas agora em 2022. Assim como promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, oferecer horários mais flexíveis e proporcionar benefícios de estilo de vida relacionados à saúde são algumas das medidas intencionais que estão sendo tomadas, as empresas estão cada vez mais procurando maneiras de renovar seus espaços de escritório com o bem-estar em mente.

Ao considerar qualquer um dos aprimoramentos de escritório comercial mencionados acima, as organizações podem dar um passo importante para melhorar o bem-estar de sua força de trabalho. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Inscreva-se em nossa newsletter