Criando um escritório que funcione para extrovertidos e introvertidos

Todo mundo sabe que introvertidos e extrovertidos prosperam em diferentes ambientes sociais, mas e no local de trabalho? Embora as tendências na arquitetura de escritórios tenham evoluído ao longo dos anos, as empresas geralmente adotaram uma abordagem de tamanho único para a construção de um ambiente produtivo.

Isso está começando a mudar. Cada vez mais as empresas estão adaptando o design do escritório as personalidades únicas de seus funcionários. Seja por testes de personalidade durante o processo de contratação ou atividades em grupo para fortalecer os relacionamentos interpessoais, elas estão dedicando mais tempo para compreender as personalidades individuais e construir equipes e processos que atendam a uma ampla variedade de necessidades.

Agora, mais do que nunca, as empresas estão tentando atrair tanto os introvertidos quanto os extrovertidos de maneiras que valorizem seus pontos fortes e atenuem suas fraquezas. E como os empregadores podem ajudar?

Embora pareça uma solução simples, o layout adequado de um escritório pode criar um espaço de trabalho mais produtivo e colaborativo para funcionários introvertidos e extrovertidos. Por meio do planejamento estratégico do espaço do escritório, você pode aumentar a produtividade e atender às diferentes necessidades de sua equipe.

Compreendendo as diferenças entre extrovertidos e introvertidos

Para projetar um espaço de escritório que atenda às necessidades exclusivas de introvertidos e extrovertidos, é importante primeiro entender a diferença entre os dois e esclarecer alguns equívocos comuns.

Se fosse pedido a você para descrever as qualidades de um introvertido, você provavelmente diria ser alguém que é tímido e quieto e prefere se enrolar com um livro em casa a sair para uma festa. Os extrovertidos, por sua vez, são vistos como barulhentos e mais sociáveis, com muitos amigos e sempre animados para fazer algo.

Embora essas qualidades possam descrever pessoas introvertidas ou extrovertidas, ver pessoas com esse olhar é uma simplificação excessiva e prejudicial das nuances únicas entre às duas. Uma maneira mais útil de entender a diferença entre introvertidos e extrovertidos é.

Os introvertidos se recarregam ficando sozinhos, onde conseguem se concentrar na tarefa em mãos sem distrações e podem pensar sem se sentirem atrapalhados. Eles provavelmente são mais criativos quando estão sozinhos e podem ficar exaustos rapidamente se ficarem em um ambiente barulhento com muitas pessoas por muito tempo.

Os extrovertidos se recarregam colaborando com um grupo, onde podem trocar ideias uns com os outros e aproveitar a energia compartilhada da equipe. Eles geralmente preferem um ambiente mais barulhento que pareça agitado e não gostam de não ter ninguém por perto para trocar ideias.

Layout de escritório para introvertidos

Ao projetar um espaço de escritório que atenda às necessidades dos introvertidos, é importante lembrar como eles prosperam em ambientes específicos.

  • Cantos Silenciosos: Uma dica de design simples é reservar as áreas de canto do seu espaço de escritório como espaços silenciosos dedicados. De preferência, esses cubículos serão em formato de cabine, que podem acomodar 1 a 2 funcionários, com painéis acústicos para minimizar o ruído externo. Também é útil usar um sistema de reserva para que os funcionários possam reservar os espaços com antecedência.
  • “Cápsulas” de reunião: as salas de conferência costumam ser uma fonte de ansiedade para os introvertidos. Em vez disso, considere a criação de vários pods de reunião em todo o escritório para um pequeno número de funcionários. Uma ótima abordagem são sofás com paredes altas que criam um espaço íntimo, mas prático.
  • Reconsiderar o “Hotdesking”: A prática de não atribuir escrivaninhas aos funcionários cresceu em popularidade recentemente, mas isso provavelmente é prejudicial à produtividade e ao conforto de seus funcionários. Os introvertidos se dão bem em espaços com os quais se sentem confortáveis ​​e preferem um local físico e um ambiente social que permaneçam consistentes.
  • Dica bônus — escadas e corredores: muitos funcionários gostam de escapar da agitação do escritório por algum tempo isolado. Uma conversa rápida com um colega de trabalho em uma escada, por exemplo, é mais provável do que você pensa. Considere decorar escadas e corredores para que essas interações sejam mais confortáveis.

Layout de escritório para extrovertidos

Embora as dicas acima sejam feitas sob medida para introvertidos, geralmente funcionam bem para extrovertidos, há algumas coisas adicionais a se ter em mente ao projetar espaços para extrovertidos.

  • Espaços sociais: enfatizando a colaboração, os espaços sociais em todo o escritório serão apreciados por todos os extrovertidos de sua equipe. Incluir uma área de estar próxima à cozinha, por exemplo, é uma ótima maneira de incentivar a discussão de ideias.
  • Áreas de descanso. Ter várias áreas de descanso em seu escritório é uma ótima maneira de maximizar a colaboração e as discussões. Sofás e cadeiras confortáveis ​​podem ajudar muito na criação de um espaço que promove novas ideias.
  • Foco na acústica: enquanto os extrovertidos gostam de um ambiente animado e barulhento, ninguém gosta de barulho. Recomendamos projetar um espaço de escritório que minimize o ruído, como painéis acústicos.
  • Dica bônus — incentive interações espontâneas: algumas empresas projetam propositalmente seus escritórios para encorajar interações entre colegas de trabalho que provavelmente não teriam acontecido de outra forma. A nova sede da Apple, por exemplo, tem apenas uma cafeteria, de modo que os funcionários têm maior probabilidade de se encontrarem.

Não se esqueça dos ambivertidos

Os ambivertidos são pessoas flexíveis que podem ser introvertidas ou extrovertidas, dependendo das condições sociais. Eles também podem ser comparados a pessoas bilíngues, que podem falar o “idioma” tanto dos introvertidos quanto dos extrovertidos.

Todos nós nos encaixamos em algum lugar neste espectro — e nossa posição nesta escala pode realmente mudar com o tempo. Visto que todos nós temos elementos de introversão e extroversão, projetar um espaço de escritório que atenda às necessidades de ambos torna-se ainda mais importante para que todos os funcionários — independentemente da sua personalidade atual — possam trabalhar no seu melhor.

Nós oferecemos soluções para escritórios de todos os tamanhos

Como as empresas podem utilizar o planejamento do espaço do escritório para obter um local de trabalho produtivo quando é difícil agradar a todos?

Recomendamos que você experimente uma abordagem multifuncional com diferentes zonas para diferentes categorias de trabalho. Isso permitirá que você tenha um escritório semiaberto sem sacrificar a produtividade.

Combinar necessidades de escritório aparentemente díspares através de um design atraente é uma especialidade da Olimpo. Oferecemos serviços de design complementares, para ajudar a integrar todas as necessidades de qualquer escritório.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Inscreva-se em nossa newsletter