Como a arquitetura pode tornar seu escritório mais eficiente?

A forma de trabalhar de muitas pessoas mudou, mas a maioria dos escritórios continua a mesma. Um ambiente planejado pode promover foco e produtividade para seus funcionários.

Ao longo de um dia no escritório, sentamos em lugares diferentes. Buscamos maior concentração, conversamos, participamos de reuniões e discutimos novas ideias. Além da configuração do espaço, o conforto é fundamental para a eficiência do trabalho. Iluminação, temperatura, ruído, altura da mesa e conforto da cadeira fazem parte dessa equação. Uma pessoa que não se sente confortável pensará mais na causa de seu desconforto do que sobre o trabalho.

Um escritório bem projetado inspira esperança e inovação, enquanto um escritório mal projetado pode derrubar a produtividade da empresa.

Acreditamos que os seguintes conceitos, em particular, tornam os escritórios muito mais acolhedores e eficazes:

  • Entendendo que a disposição do local de trabalho afeta significativamente o comportamento humano;
  • Considerando a localização e as comodidades do escritório;
  • Criando uma atmosfera interna produtiva e confortável;
  • Facilitando a colaboração entre funcionários e supervisores.

Quando você usa esses conceitos na disposição do seu escritório, você criará um espaço onde seus funcionários se sintam confortáveis, apoiados e motivados.

O design do local de trabalho afeta significativamente o comportamento humano.

Um espaço bem projetado parece aberto e energizante. Inspira as pessoas a pensar com liberdade e a ser mais produtivas. Quando você nutre uma cultura positiva usando conceitos eficazes de arquitetura de escritório, melhora todos os aspectos das interações do dia a dia dos funcionários.

No entanto, um escritório mal projetado tem o efeito oposto. Iluminação artificial severa, cadeiras rígidas e cubículos maçantes fazem os funcionários se sentirem presos e desmoralizados. Um design ruim também pode ter efeitos negativos no bem-estar físico dos trabalhadores. Por exemplo, a má ergonomia do escritório está associada a dores crônicas, deficiências e estresse.

Os seres humanos devem estar “do lado de fora” e trabalhar em equipes para resolver problemas. Sentar-se sozinho em uma mesa por oito horas por dia não é uma atividade natural. Uma melhor disposição do local de trabalho afeta o comportamento humano, atendendo aos nossos instintos mais primitivos.

Portanto, embora muito poucos de nós trabalhemos ao ar livre, ao criar um espaço de escritório que parece muito semelhante, podemos melhorar a forma que fazemos negócios.

A localização e a navegação do escritório são essenciais.

Também é importante aplicar os conceitos de design de arquitetura de escritório no próprio edifício. O espaço deve ser fácil de transitar, flexível e acessível a todos. Para conseguir isso, os arquitetos vão:

  • Criar um espaço de recepção informativo e acolhedor;
  • Os tetos altos e muita luz natural dão o tom do espaço, tornando-o aberto e luminoso;
  • Assentos, sinalização informativa e uso estratégico de cores de destaque direcionam os trabalhadores do ponto “A” ao ponto “B”;
  • Estações de trabalho flexíveis, permitindo que a equipe trabalhe mais dinamicamente nos projetos;
  • Todas as estações de trabalho com assentos ergonômicos;
  • Os espaços de reunião informais são criados para fornecer uma pausa espacial / visual e permitir que diferentes colaborações e trabalho ocorram.

O resultado final é que as pessoas desejam opções para editar seus ambientes de trabalho. É da natureza humana querer mudar seu espaço para trabalhar para você. Ao tornar o ambiente de escritório mais flexível e intuitivo, você terá funcionários produtivos e mais felizes.

Criação de uma atmosfera interior produtiva e confortável

O design do local de trabalho afeta significativamente o comportamento humano. Os trabalhadores passam muitas horas no escritório todas as semanas. Se eles apenas virem o brilho das telas dos computadores ou das paredes dos cubículos por dias a fio, sua motivação e produtividade acabarão por diminuir.

Para corrigir esse problema comum, utilizamos os seguintes conceitos de arquitetura de escritório interno:

  • Trazendo o exterior para dentro. Permitir que a luz natural penetre no ambiente tem uma infinidade de benefícios para os ocupantes do edifício. A luz natural melhora o humor, a saúde e a produtividade, a forma do edifício também determina a quantidade de luz que você pode obter no espaço. Os edifícios em forma de L ou U também permitem a entrada de mais luz natural porque há mais espaço de parede externa disponível. Essa abordagem biofílica ao design também é considerada quando se olha para o uso de cores, materiais, seleções de plantas de interior e até obras de arte / fotografia, pois ajudam a reforçar a conexão com a natureza.
  • Usando melhor iluminação artificial. Os trabalhadores precisam ver o que estão fazendo, então pode ser necessário aumentar o espaço da luz natural com alguma luz artificial para melhorar a visibilidade. Usar luz difusa direcionada para cima é o melhor. Ele reduz o brilho nas telas do computador e faz com que o escritório pareça mais natural, como se você estivesse sentado sob uma árvore em um dia ensolarado.
  • Considerando a acústica. Móveis macios e tratamentos acústicos evitam que o escritório fique muito barulhento, mesmo quando as pessoas estão discutindo projetos ou socializando. Os espaços de escritório devem ser projetados acusticamente para absorver uma boa quantidade de ruído para permitir o foco quando necessário, enquanto as áreas sociais como refeitórios podem ser mais barulhentas.

Facilitando a colaboração entre funcionários e supervisores

No passado, os escritórios tinham uma hierarquia rígida. Os executivos teriam grandes escritórios com bastante luz natural, enquanto outros funcionários ficavam geralmente em cubículos altos e mal iluminados.

Esta categoria de projeto de escritório é um problema porque desencoraja a colaboração. Os executivos não conseguem interagir com tanta frequência com seus funcionários. Da mesma forma, os funcionários se sentem bastante isolados quando têm apenas um local disponível para trabalhar.

Se você inverter esse layout, obterá melhores resultados e aumentará a felicidade de todos. Você pode fazer isso:

  • Colocando executivos no meio da ação. A mudança de escritórios executivos e salas de conferência para o centro incentiva os funcionários a procurarem seus supervisores com problemas ou trabalhar em novas ideias inovadoras. O uso de paredes de vidro garante que esses espaços de escritório ainda recebam muita luz natural e também quebra a barreira entre executivos e funcionários. Todos começarão a agir como uma equipe.
  • Fornecendo assentos ao ar livre e estações de trabalho. Às vezes, os trabalhadores querem apenas estar ao ar livre. Colocar assentos e mesas na sombra dá a eles mais opções para trabalhar em um ambiente confortável, sejam sozinhos ou em grupo.
  • Oferecendo mais opções. Em geral, você deve dar aos seus funcionários, mais oportunidades de movimentação e personalização. Nem todo mundo funciona bem em uma mesa ou em um escritório aberto. Permitir que os trabalhadores alterem seus ambientes, não é apenas mais humano, mas também os capacita. Eles podem assumir a responsabilidade pelo seu trabalho e sentir que são uma parte vital da empresa.

“Os arquitetos estão se afastando dos projetos tradicionais de escritório em favor de ambientes mais dinâmicos e naturais. Ao criar um espaço interior que pareça mais natural, você provavelmente verá um aumento acentuado na produtividade e na satisfação do trabalhador.”

Incluindo estes conceitos de arquitetura em seu projeto.

Agora que você sabe o quanto a arquitetura do local de trabalho afeta o comportamento humano, deve-se criar uma estratégia de design que funcione para o seu negócio.

Cada escritório é diferente. Alguns escritórios contam com maior colaboração dos profissionais. É por isso que usamos conceitos de arquitetura de escritório que incentivam o trabalho em equipe. Outras empresas são menos colaborativas. Nestes espaços é importante ter uma maior variedade de estações de trabalho individuais para que os trabalhadores possam se concentrar em suas próprias tarefas.

Independentemente do tipo de escritório que deseja projetar, a Olimpo Real Estate identifica os elementos de design mais importantes. Durante esse processo, definimos com o cliente sua real necessidade para o projeto. Em seguida, expandimos esta lista usando o que sabemos sobre a cultura do escritório e nossos anos de experiência em projetos de edifícios comerciais eficazes e seguros. Ao final do processo, sabemos exatamente como atender às necessidades únicas de cada cliente.

Quando se trata de arquitetura de escritório, você precisa acertar na primeira vez. O design do local de trabalho afeta o comportamento humano quase imediatamente, para melhor ou para pior. Ao trabalhar com uma empresa que entende o poderoso impacto do design na felicidade e na produtividade, você atenderá melhor seus funcionários e terá um empreendimento muito mais bem-sucedido.

Procure empresas que possam tirar o seu projeto do papel com eficiência. Existem soluções completas como a Olimpo Real Estate que contam com assessores, arquitetos, engenheiros, trabalhadores e advogados para garantir o aperfeiçoamento do seu escritório dos sonhos e a perfeita implementação respeitando as suas necessidades.

Lembre-se de focar suas energias e investimento no que importa para seus negócios e deixe uma empresa com 20 anos de experiência no ramo de escritórios para tratar isso com vocês.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Posts Recentes

Inscreva-se em nossa newsletter